Na Escola de Educação Básica Dirce Dall’ Agnol, em Xaxim, uma das lições é o consumo responsável e o desenvolvimento social sustentável. Os alunos coletam em casa e levam para a escola lacres, caixas de leixe, tampas e latas. A ação faz parte do projeto ‘Plural, Ações Conscientes’, que contempla ainda, o descarte de rejeitos como cascas, folhas e legumes cozidos na própria escola, que são depositados em baldes, onde se transformam em chorume que em breve, será utilizado como adubo na produção de floreiras.
Segundo a diretora da escola, Fernanda Leites todos os 160 alunos, do infantil IV ao 5º ano, estão envolvidos no projeto. “As turmas participam de uma espécie de gincana para ver quem coleta mais. Quem ganha é o meio ambiente e os alunos passam a desenvolver um pensamento sobre a importância e as formas de descartar os resíduos de forma correta”, explica Fernanda.
O valor arrecadado com a venda dos lacres é destinado para uma instituição sem fins lucrativos que adquire cadeiras de rodas. As caixas de leite, são destinadas para o CEJAX que as encaminha para o projeto Brasil Sem Frestas. As tampinhas e as latas são vendidas e com o dinheiro os alunos realizam alguma recreação que é definida pelos próprios estudantes.
“Iniciamos este projeto em maio deste ano e já sentimos o resultado. Estamos trabalhando para que ele seja duradouro e principalmente, que possa incentivar os pequenos a serem disseminadores do consumo responsável e consequentemente, do desenvolvimento social sustentável”, afirma a coordenadora do projeto, Tayse Covatti.