A Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda, de Vargeão, recebeu na última quinta-feira (7), o presidente e fundador do Instituto Pró-Menor, Carlos Roberto dos Santos, conhecido como Carlinhos Pró-Menor. O instituto foi criado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para promover a inclusão social e auxiliar no ingresso ao mercado de trabalho a todos os menores em situação de risco social. Atualmente, o Instituto Pró-Menor atende mais de 25 mil jovens em todo o país.
Carlinhos tem uma história de vida e superação. Aos nove meses perdeu a mãe e foi entregue pelo pai a uma vizinha, que o encaminhou para a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). Desde então, ele passou a infância e adolescência em 12 orfanatos. Apesar da fase conturbada da adolescência, Carlinhos afirma que sempre se sentiu bem na sala de aula.
Conforme a orientadora educacional da EEB Kyrana Lacerda, Lourdes Rolim Bonai, após a leitura do livro de Carlinhos, foi desenvolvido o projeto para proporcionar aos alunos e pais a palestra com o autor. Segundo a orientadora educacional, o encontro na última quinta-feira foi de extrema importância.
Carlinhos ficou entre os 10 melhores colocados de 500 selecionados e ingressou na aeronáutica. Após ser promovido a Sargento, decidiu ajudar crianças e jovens com história de vida semelhante à sua. Foi então que surgiu a ideia do Grupo Pró-Menor. Nele, as crianças e jovens recebem alimentação, esporte, profissionalização e encaminhamento ao mercado de trabalho. (AssessCom)