Quem nunca parou para pensar e lembrou de seu tempo de infância, da época em que não precisávamos nos preocupar com contas e boletos a serem pagos!
Lembrar da nossa infância, nos trás à memória muitas lembranças, para alguns poderá haver aquelas memórias por vezes de um passado triste, sofrido, mas ao mesmo tempo, onde erámos tão felizes com tão pouco. Correr descalço, pular em poças d’água, jogar futebol descalço no gramado abaixo de chuva e claro, a tradicional amarelinha e esconde-esconde!
De fato, foram bons tempos! Mas o tempo, os anos passam para todos, e cedo ou tarde precisamos crescer, evoluir e deixar as brincadeiras para nossos filhos e netos. Sim papais e vovós corujas sempre existirão e quando o ciático não incomodar irão voltar no tempo mesmo que por alguns instantes para brincar com nossos herdeiros!
Agora, o que não se podemos, é querer brincar com coisa séria! Principalmente aqueles de nós que exercem papel ou função de liderança perante a sociedade de modo geral.
Março é o mês das mulheres, mês em que se comemoram duas campanhas inspiradas na força feminina. Março Lilás: Com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame colpocitológico (preventivo) que é uma forma de prevenção do câncer de colo uterino. E o Março Amarelo: Com o objetivo de conscientizar a população e em especial as mulheres a respeito da endometriose, uma doença hormônio-dependente, que pode levar a grande repercussão na vida das mulheres e seus familiares.
Um gol de placa e que demonstra genialidade e expertise política!
Desta forma podemos descrever a atitude de Martarello ao anunciar os nomes de Iara Callfass e Andreza Gallas para comandar a próxima edição da ExpoFemi.
Além de reconhecer e valorizar a força da mulher xanxerense, Martarello demonstra estar também já começando a traçar e vislumbrar alguns possíveis “rabiscos” no cenário político da campina.
As constantes conversas com o ex-prefeiro e empresário Bruno Bortoluzzi e lideranças do PL de Santa Catarina, coloca Martarello já praticamente como o grande nome do PL também em Xanxerê, levando consigo muitas lideranças, reforçando ainda mais a ala liberal ligada ao Deputado Estadual e vice-presidente da ALESC, Maurício Eskudlark.
Porém para manter o “grupo unido”, um nome que por muitas vezes foi especulado para cargos maiores no Governo Municipal foi o de Iara, que é visto com bons olhos de forma quase que unânime em todos os partidos. E dar visibilidade e respaldo a Iara neste momento, como Presidente da ExpoFemi, pode ser considerada pelos “lobos”, uma forma de medir sua popularidade, aceitação para uma eventual composição majoritária em 2024, representando os tucanos da campina, seja ela ao lado de Martarello, ou sendo conduzida por ele para sua sucessão, mesmo ele mudando de agremiação.
Em 2024, Xanxerê completa 70 anos, e para a próxima edição da ExpoFemi, as novidades já começaram a surgir. Pela primeira vez na história, a feira será comandada por mulheres. Iara Callfass, depois de ter participado e acompanhado todas as edições da feira até aqui, agora terá a incumbência de conduzir a presidência da feira.
Outro fato que chama a atenção e também entra para a história da feira e do município, é a presença pela primeira vez de um servidor de carreira também na linha de frente da ExpoFemi. Isto pois Andreza Gallas, estará ao lado de Iara como vice-presidente.
As lideranças que estiveram presente na apresentação oficial dos nomes da nova presidência da ExpoFemi, foram surpreendidos com o anúncio de Iara para presidir a feira. Mas a surpresa maior foi saber que o convite foi feito a ela aos “48 do segundo tempo”.
Apesar de faltar pouco mais de um ano para a realização da Feira, Martarello quis aproveitar o momento e fazer o anuncio antes de Iara viajar, afinal de contas, ela estava de malas prontas para uma viagem particular, quando recebeu o convite, e só o aceitou depois de consultar a opinião dos filhos!
Fato é que a apresentação ocorreu menos de 12 horas após o convite ter sido feito para presidente e vice!
Apesar dos holofotes estarem voltados para o anúncio da nova presidência da ExpoFemi, o que chamou a atenção do Pe Louro, foi a ausência dos nobres vereadores. Eis que nenhum dos “bonitos” deu as caras no evento. E por falta de convite não foi! Vamos agora aguardar para ver qual será a sacada de “mestre” e desculpa que irão dar, pois nenhum dos integrantes da mesa diretora esteve presente, tampouco o “elegante presidente” mandou um de seus colegas para representa-lo!
Talvez estivesse o nobre presidente muito ocupado, “selecionando fotos (tietadas)” com Deputados Federais de outros estados (São Paulo, Minas, etc) para posta-las em suas redes sociais. Afinal de contas, ao que parece é só o que trouxe de volta da viagem feita à Brasilia, acompanhado do vereador Dentinho e assessores, além claro de uma GORDA CONTA a ser paga pelo contribuinte (em diárias), para a estada dos nobres na capital federal durante recesso do Congresso e Câmara.
Apesar de ninguém tê-los visto no evento de apresentação da nova presidência da ExpoFemi, a ausência dos mesmos também não foi sentida, (exceto pelo Pe Louro), ou seja, não fizeram falta alguma!
A pergunta que fica é: Será que a Câmara novamente vai ficar de fora da feira assim como já ocorreu no passado!?
Quem ouviu o pronunciamento do Prefeito Oscar Martarello e do vice Adenilso Biasus, durante a apresentação da nova presidência da ExpoFemi ficou intrigado e no mínimo curioso, na expectativa sobre novidades que o Governo Municipal possa vir a fazer nos próximos dias.
De acordo com Biasus, os últimos dias têm sido corridos de muitos eventos lançamentos e inaugurações. Já Martarello, deixou no ar o suspense quanto a novidades que poderão surgir nos próximos dias.
Fato é, que pelo que vem sendo mostrado pelo Governo Municipal, gestão eficiente, responsável e economia serão as marcas que a atual administração deixará em Xanxerê.
Será que outra marca ainda maior poderá ficar eternizada na memória dos xanxereenses?
Vamos aguardar e ver, o que os próximos episódios nos reservam!