A expectativa nesta segunda-feira (30) é conferir se o disse-e-desdisse das ‘excelências’ vai provocar muita ou pouca confusão. O ministro manda ficar em casa, depois muda o discurso para ativar a economia; No sábado, muda de novo e manda ficar em casa, para seguir a recomendação da OMS; o despresidente diz lá no cercadinho que isso é paranoia da imprensa e desce o cacete nos governadores também. Os governadores – num primeiro momento – não dão bola para o despresidente, mas diante de favores oferecidos – como adiamento de dívidas de SC ao governo federal – mudaram de ideia. E logo depois mudam de novo. Na tarde deste domingo (29) o governador de Santa Catarina prorrogou a quarentena por mais uma semana. Mas autorizou abertura de bancos, “com restrições”, só não disse quais…
Os prefeitos de capitais andam mais perdidos que cachorro caído de caminhão de mudança. O prefeito da capital catarinense não vai seguir nem o governador, nem o presidente e prorrogou, por sua conta e antes do governador, a quarentena em Floripa por mais uma semana. Ontem, anúncio do Governador Moisés prorrogou a quarentena por uma semana e não mais até esta quarta-feira (01/04), como anunciou na sexta. Em Brasília no domingo, o despresidente foi abraçar populares na Ceilândia, mandou às favas e contrariou novamente o Ministro Mandetta, que no sábado pediu para todo mundo ficar em casa. Ou seja, virou zona! É o resultado quando se tem um desgoverno!
Logo nas primeiras edições, no início de fevereiro, Quirera e este “munhêro” foram alvejados por cerrado chumbo grosso, disparado em grupo fechado de whats aap de empresários locais – a maioria dos quais aplaudo e admiro, vou logo adiantando. Nada demais a crítica. Um deles até me mostrou depoimento indignado( e sem assinatura) de outro porque Quirera tratava o despresidente como….despresidente! A nota que gerou piriri explicava: O que temos para o momento é (naqueles dias também já era) um desgoverno. Daí o “despresidente”! Confesso sem falsa modéstia que não me alegro por lembrar essa passagem. Em certas opiniões acharia preferível estar errado. Mas no caso, os fatos atuais mostram não. O despresidente não serve no cargo que ocupa. É muito pequeno, é muita areia para o seu caminhãozinho. E pelo que se vê hoje na Internet, despresidente é ultra, super, hiper leve, quase elogioso ao ocupante do cargo. Tem muita gente chamando de coisas bem piores!!
O Despresidente reuniu seu kafkiano ministério na manhã de sábado para analisar mais uma semana em que ele e seus filhos infernizaram a vida de muita gente – no caso o povo desse país. De acordo com o Jornalista Rodrigo Vianna (Site Escrevinhador e Revista Fórum), na reunião de sábado o Ministro Mandetta teria ameaçado entregar carta de demissão, dele e de toda a sua equipe, o que levou o despresidente a não dar entrevistas no final de semana e não contrariar ou interferir nas decisões de Mandetta e sua equipe! Segundo Vianna, com apoio dos generais-ministros, o despresidente se viu obrigado a obedecer às diretrizes de Mandetta, sob pena de ficar sem toda a equipe do Ministério da saúde, em plena pandemia…
Na sexta-feira elogiei o Governador Carlos Moisés pelas decisões tomadas, até quinta. Estragou. Na sexta, convencido por associações empresariais do estado e pelo “agrado” de ver adiados os pagamentos da dívida do estado com a União, Moisés anunciou uma flexibilização da quarentena, para vigorar a partir de primeiro de abril, quarta-feira. Ontem o governador manteve a quarentena por mais uma semana, não só até quarta. Essa última reviravolta do Governador Carlos Moisés teria sido motivada pela entrevista do Ministro da Saúde no sábado à noite, quando – supreendentemente – Mandetta condenou a realização de carreatas pelo fim da quarentena. Empresários catarinenses mobilizados pelo conhecido Luciano Hang – famoso véio da Havan, já estavam comemorando o fim da quarentena. E ontem (29) à tarde, nova carreata desafiou o decreto da quarentena, na beira-mar em Florianópolis.
Em decisão sensata a Polícia Militar de Xanxerê desautorizou, por aqui, realização de carreata na última sexta-feira (27/03). Manifestações com o mesmo objetivo aconteceram em Florianópolis, Chapecó, Balneário Camboriú e outros municípios, ao que consta sob o patrocínio do empresário Luciano Hang, amigão catarinense do despresidente e mais influente que o próprio governador, pelo jeito. A orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde – que não é comunista!) para TODO O MUNDO é para as pessoas cumprir isolamento social e FICAR EM CASA! Na noite de sábado em entrevista coletiva pela televisão o Ministro da Saúde Luiz Mandetta disse com todas as letras que não se podia estimular o famoso “efeito manada”, e frisou que “não é hora de carreatas”! A Polícia Militar, nesse caso, deve ter ficado em meio ao tiroteio das autoridades, mas em Xanxerê cumpriu o que determinava o decreto do Governador.
“Temos que ficar de quarentena com calma, há pessoas que estão ficando loucas por estarem trancadas! Eu estava conversando sobre isso com o micro-ondas e com a torradeira agora há pouco, enquanto tomava café, e nós três concordamos com isso. Não comento nada com a máquina de lavar roupa porque ela enrola e distorce tudo. E muito menos com a geladeira, pois sinto ela distante e fria…Mas ao final o ferro me acalmou dizendo que tudo vai passar”. Ainda não comecei a falar com os eletros aqui em casa, mas tenho pensado em puxar conversa. Andam muito calados. Não sei se porque votaram errado – e não querem admitir, ou porque estão com o famigerado corona vírus…
Ficar trancado em casa lembra também um homem morando numa caverna altamente tecnificada, mas natural. Cães e gatos constituem a fauna, e vasos de flores, de temperos, de alfaces e chicórias, além das inevitáveis suculentas, dão o toque verde da flora. Comida vem pronta a partir de aplicativos, os médicos voltaram a atender em casa, é só chamar, se puder pagar… Para rezar é ainda mais fácil, rádios e tevês transmitem missas, cultos, preces. E em breve um novo aplicativo vai levar a cura milagrosa (para você e sua família!) até sua casa. De graça! E também dê graças! Só jisuis nos salvará… Embora alguns garantam que, antes, é preciso crer e praticar diariamente, pela Internet, a oração aquela “só o vosso dinheiro nos salvará”!