Dando início às comemorações oficiais de aniversário de 31 anos de Ipuaçu, na manhã da quinta-feira (30), mais de 200 produtores, técnicos ligados a área, participaram do 1⁰ Seminário Municipal da Bovinocultura de Leite: Sustentabilidade no Sistema. Evento organizado pela administração, através da Secretaria de Agricultura, Epagri e Sindicato da Agricultura Familiar de Ipuaçu.
Com o objetivo de instruir para a melhoria do manejo técnico na produção de leite, qualidade do solo e a troca de experiências, o evento contou com a palestra do coordenador de programa da bovinocultura de leite de Santa Catarina, engenheiro agrônomo Carlos Otávio Mader Fernandes e Líder do projeto grãos e desenvolvimento ambiental sustentável, engenheiro agrônomo Marcelo Henrique Bassani.
Falando sobre a bovinocultura leiteira, Carlos abordou assuntos como o potencial de produção de leite à base de pasto, rentabilidade, sustentabilidade social e ambiental, capitalização da cadeia produtiva, humanização do trabalho e menor dependência do mercado.
Sobre Manejo Sustentável do Solo, Marcelo abordou planejamento, gestão da água na propriedade, analise de solo e adubação do solo.
Além dos temas citados, o médico veterinário Nilson Rocha Junior explanou sobre a influenza aviária, sua importância, riscos, sintomas, prevenção.
Após a explanação dos temas, houve o sorteio de brindes aos participantes, doados por entidades parceiras do evento. Para finalizar, foi servido um delicioso almoço.
Além dos palestrantes, o evento contou com a presença das autoridades municipais, gerente da Epagri, Elean José Balastrelli, secretário da agricultura de Entre Rios, presidente da Cresol e coordenador do sindicato de Xanxerê. Participaram ainda, representantes dos municípios de Bom Jesus, Ouro Verde e Entre Rios.